A caminhada!!! strong>

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Receitas light e menos light!!!

A pedido de várias famílias venho postar as receitas que referi no post anterior:
 Lasanha de soja e Almôndegas de soja!

O meu problema com as receitas é que faço tudo a olho portanto quantidades não é fácil descrever mas de todas as formas aqui vai.

 Lasanha de soja: (meto outra vez a foto para as mais distraídas. lol)


Primeiro prepara-se a soja (na embalagem que eu tinha mandava meter de molho em água cerca de 45 min) Depois escorre-se e reserva-se.
Numa panela ao lume meter:
1 fio de azeite (eu meto gotas. lol)
1 cebola finamente picada
2 dentes de alho picados
1 pimento aos cubinhos
tomate pelado
a soja já escorrida
fazer o estufado temperando com tudo o que se quiser, eu meti bastante quantidade de: orégão, tomilho, 2 folhas de louro, pimenta moída, sal.
Refogar a soja como se fosse carne normalmente até ficar bem apurada.

Molho Béchamel:Fiz pra ser mais light do que os que se compram!

Derreter 3 c. sopa de  manteiga (meti 2+ 1 azeite pra experimentar) num tacho, em lume brando. Acrescentar 3 c. sopa farinha e misturar muito bem até o preparado ficar espesso e dourado.
Verter 0,5L leite aos poucos, mexendo sem parar com uma vara de arames até o molho levantar fervura.
Temperar com sal, pimenta e noz-moscada. Deixar ferver em lume brando, sem parar de mexer, durante 2 minutos ou até obter a consistência desejada - mais ou menos espessa.

Num tabuleiro de ir ao forno meter 1 bocado de bechamel no fundo. colocar as placas de massa lasanha. Meter uma camada do preparado de soja (escorrido senão a lasanha fica muito molhada); meter uma camada de queijo (escolham um queijo magro ou semi  em fatias ou ralado); voltar a meter a massa lasanha; meter uma camada do molho bechamel; meter o resto da soja; outra camada de queijo (podem pôr só 1 mas a intenção era o meu pai não notar que não era carne! eheheh); meter as placas de lasanha e por cima o bechamel. Aqui podem deixar assim ou terminar polvilhando com pão ralado (ontem meti pão ralado pela 1ª vez e não notei grande diferença)Vai ao forno durante uns 20, 25 min só o tempo de a massa cozer e ficar tudo torradinho.


Almondegas ou Fricatelas (como lhe chamam os meus pais... devem ser influências alemãs)
 A soja é preparada da mesma forma e escorrida.
Meter num tacho. Acrescentar cebola finamente picada (aqui a quantidade depende da quantidade de soja mas convém ter bastante cebola); acrescentar bastante salsa picada, temperar com sal e pimenta.
Misturar ao preparado ovos inteiros e ir mexendo até formar uma pasta (2 ou 3 ovos são suficientes).
Fazer bolinhas com as mãos, passar por pão ralado e fritar. O ideal pra saber a quantidade de ovos é ver se se conseguem fazer as bolas.
Esta receita é MARAVILHOSA e se puderem experimentem também com carne (em vez de soja) porque é simplesmente das minhas comidas favoritas mas claro está, que não podemos comer porque são fritas. Podem tentar grelhar ou fazer como eu fiz que foi pegar nas que eu ia comer e embrulhar em 2 ou 3 folhas de papel absorvente mesmo depois de já estarem a escorrer em cima de 2!!! lol
Não me pareceram muito gordurosas. :)

Et voilá! Bon Apetit!!!

4 comentários:

  1. Deve ficar bom. Hei-de experimentar, mesmo sem ninguém saber. Beijo

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelos elogios, mas tu também deves estar boa como o milho:)
    Lamento a cena da entrevista:(
    Sabes que nunca experimentei soja... O pessoal cá de casa não gosta de inovações e não posso disfarçar o sabor com molhos, pois eles tb detestam...
    Abraços

    Ah! Vou deixar as couves só para a minha pikena

    ResponderExcluir
  3. também tenho vindo a descobrir a soja e adoro :) excelentes dicas, linda!

    beijos :) bom fim-de-semana

    ResponderExcluir

Bora lá comentar!!! :)