A caminhada!!! strong>

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Humor... :)

Para terminar o dia em grande... um pouco de Humor!!!

Mais um Blog de dietas?!?

Dietas, dietas e mais dietas! Fazia falta mais um blog sobre isso? Duvido!!! Mas a verdade é só uma, como disse uma amiga minha recentemente: "Eu sou mestrada em dietas!". Portanto sim... fazia falta mais este blog, Pelo menos para mim!
Após estes anos todos a fazer de tudo e a não resolver nada cheguei a uma conclusão: NÃO HÁ DIETAS MILAGROSAS!!! Já sabiam? Imagino que toda a gente saiba. Mas quem tem excesso de peso sabe que se surgir um  novo medicamento ou uma nova dieta a 1ª coisa que nos passa pela cabeça é: "será que funciona?!?" A verdade é que não! Pode ser que se percam uns quilitos mas a verdade é que só há uma maneira de emagrecer e manter o peso: APRENDER A COMER!
Para isso também há muita informação por aí... alguma dela enganosa!
Para isso brevemente irei postar basicamente o que se pode e não pode comer, as quantidades e os horários! Fica a informação para quem quiser usufruir dela!
Isso será feito só amanhã que para principiante nestas andanças... hoje foi dose! :)

Pesagens


Sobre este assunto há muitas opiniões. Deve-se pesar quando se está a fazer dieta?!? Depende de quem a estiver a fazer e depende dos médicos que acompanham! Alguns médicos consideram que não se deve pesar excepto quando se vai à consulta. Segundo eles pode desmotivar e criar muita ansiedade. Eu fui acompanhada por um médico há uns anos (o que me aconselhou o regime alimentar ao qual aderi agora de novo! Embora desta vez não tenha ido à consulta!!) que me permitia 1 pesagem semanal. As balanças têm diferenças entre elas por isso convém pesar sempre na mesma! O que eu faço é mesmo isso... Peso-me 1 vez por semana (normalmente ao fim de semana) e aponto numa agenda. Pra já acho que não desmotiva saber o peso porque não me imagino a andar às aranhas a pensar "acho que já perdi 1 kg. Ou serão 2kg?!? Ou será que foram as calças que alargaram, visto que são elásticas!" Pra mim não! Quero saber quanto peso, e se não perdi nada esta semana terei de ver o que ando a fazer mal, porque assim não pode ser! LOL
Embora só tenha iniciado o blog 4 meses depois do início da dieta (onde a perda de peso é mais rápida) vou brevemente tentar registar aqui as variações de peso que fui sofrendo ao longo destes 4 meses! Está tudo registado na agenda !!! eheheh

Falta de saúde...NÃO!!!

Sempre se associa à obesidade o sedentarismo! A verdade é que eu nunca fui muito de exercício porque apreciava mais no meu tempo livre dormir ou ver TV! Mas mesmo assim já há mais de 3 anos que frequentava aulas de aeróbica e ginástica localizada! Toda a gente estranhava como eu tinha genica e saltava e aguentava os exercícios todos mesmo com os meus "pneus". Além do mais tenho imensa elasticidade! Saía com os meus amigos todos os fins de semana e passava a noite a dançar! Isto tudo para vocês perceberem que embora eu tivesse 115kg não tinha os problemas que normalmente se associam à obesidade! Mexia-me bem, nunca me incharam os pés, não fazia retenção de líquidos, não tinha problemas de tensão alta nem de suar desenfreadamente no Verão (nunca percebi porque se pensa que os gordos suam mais... eu nunca manchei uma t-shirt que fosse nas axilas!) Provavelmente esses problemas de saúde surgiriam mais cedo ou mais tarde, mas a verdade é que pra já ainda não foi por motivos de saúde que decidi mudar de vida!!!

A decisão

Toda a minha vida fui gorda! Quem passa por isso sabe a revolta que é! Há sempre algo que não está bem... e o mundo é muito cruel! Ninguém gosta de comprar roupa só porque lhe serve em vez de comprar o que gosta! Além de podermos só comprar o que nos serve, ainda por cima a roupa é mais cara! Que porcaria!
Mesmo assim passei a vida em dietas sofridas e falhadas! Atingi o belo peso de 115kg (sinceramente acho que houve uma altura que atingi mais mas nessa altura nem me aproximei da balança!). Até que em Junho 2010 aproveitei uma fase de falta de apetite (nunca explicada até hoje) e pensei: "BASTA!!!!" E comecei a fazer reeducação alimentar. Nada de dietas loucas, nem decisões do estilo "esta semana só vou comer sopa!". O que fiz foi fazer alimentação correcta, reduzir quantidade, aumentar o número de refeições diárias, respeitar os horários das refeições e, pela 1ª vez após tantos anos em dietas....EXERCÍCIO FÍSICO!!! Ah pois é... desengane-se quem pensa que se comer pouco e não se mexer a dieta resulta! Em 1º lugar pode-se emagrecer sem exercício mas eu sou o testemunho de que com exercício a coisa corre melhor e a perda de peso é mais rápida! Em 2º lugar... quem quer perder muito peso fica com os problemas de adaptação do corpo à nova realidade... peles, estrias, flacidez!!! Se pudermos fazer alguma coisa para reduzir estes problemas porque não  ajudar o nosso corpinho?!? Custa começar, mas depois não se quer outra coisa!

A minha decisão foi não pensar em quanto ía perder nem em quanto tempo... mas em 4 meses perdi 21kg! MUITO BOM!!! Mas não posso desmotivar porque as batalhas têm sido ganhas mas a guerra ainda não vai a meio!
OBJECTIVO FINAL: perder 46kg!!! Será possível?!?

O começo...

Pois é... Finalmente decidi aderir a "esta cena" dos blogs! Porquê?!? Atrai-me imenso a ideia de poder "deitar" cá pra fora tudo o que penso sem estar preocupada com o que os outros vão achar! Ou melhor... até não é bem assim! O meu problema é, e sempre foi que nunca fui capaz de me expôr completamente! Tenho MUITOS amigos, sempre tive... mas prefiro ser a ouvinte a ser a que desabafa. Desta forma, decidi aderir ao diário online! Se alguêm vai ler?!? Não é o importante... a verdade é que espero que sim! Sinto que tenho muito a aprender e a ensinar portanto se alguém viver esta nova etapa comigo, tanto melhor!
Sim, este blog vai ser sobretudo para ir descrevendo a minha dieta, mas não será só sobre isso! Veremos como corre! :)