A caminhada!!! strong>

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Dar sangue...é salvar uma vida!


Pois é amigas, hoje desci meio kilo! Não, não tem a ver com a dieta mas fui dar sangue! eheheh. (claro que logo recuperei quando bebi água mas por momentos estive + ou - meio kg mais leve!!!) LOL.
Bem, mas falando seriamente vou usar este espaço pra incentivar quem ainda não é dador de sangue para se tornar! Não custa nada... são só uns momentos de dor qd metem e tiram a agulha e em termos pessoais compensa porque podem salvar uma vida. E  ser potencial dador de medula também é fácil. As pessoas pensam que doi muito e que é difícil mas basta ir a um centro de histocompatibilidade (acho que só há em Lisboa, Porto e Coimbra) ou então aproveitar essas campanhas que às vezes decorrem pelo país fora. NÃO CUSTA NADA. É como tirar sangue para análises. Eles tiram 2 tubinhos de sangue (ainda é mais fácil que doar sangue!!!)  e ficamos na base de dados mundial para dadores de medula. Quando aparece alguém que precisa de um transplante vão à base de dados e procuram se existe um dador compatível. Só nessa altura, se nós formos compatíveis, é que somos contactados. MESMO ASSIM PODEMOS NÃO ACEITAR E NÃO FAZER O TRANSPLANTE. A DECISÃO É SEMPRE NOSSA. Mas eu duvido que exista alguém neste mundo que lhe dêem oportunidade de salvar alguém e que por uma dor ou medo não aceite fazê-lo, certo?!? EU ADORARIA!!! Já viram o que é saber que podemos ter salvo a vida de uma pessoa?!?

6 comentários:

  1. Já sou dadora de medula... Há uns anitos :)
    Sinceramente tenho muita pena de ainda não ter podido salvar a vida de ninguém.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. É de facto uma optima sensação!!!! :-)
    Olha respondendo a como funcionam os selos... eu também não estou muito por dentro porque não tenho muito tempo e os selos são muito giros e engraçados mas levam um pouquinho de tempo a preparar. Foi a 1ª vez que decidi dar "resposta" porque já tinha recebido alguns mas... com o tempo sempre limitado é complicado.
    Normalmente tens que dizer algo sobre o selo em si, neste caso era quais as partidas e chegadas que te fazem feliz e depois nomear 5 amigas da blogoesfera e oferecer-lhes o selo... penso que é só isto :-)
    Beijinhos e bom trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Eu assumo que sou uma medricas do pior... nunca fui dar sangue por que tenho medo de agulhas... até quando é para fazer análises é um drama...
    Eu sei que há mil e uma razões boas para dar sangue, mas eu só pensar fico a tremer...

    ResponderExcluir
  4. Amiga, doar sangue é um gesto muito sublime!!!!!
    Parabéns!!!!!!
    Pena que por enquanto eu não posso, pois estou um pouco anêmica.
    Mas assim que der, irei doar!!!!!!
    Bjkas da amiga Ana Paula

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Tenho muita vontade de doar sangue. Qualquer hora eu vou ao hemocentro aqui da minha cidade e pronto.
    É muito bacana mesmo.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  6. Eu não posso dar sangue, tenho anemia crónica.. O que é uma pena, porque o meu sangue é O+

    Já me fui informar e não posso... Estou é a tentar ganhar coragem para doar medula óssea... Sei que não se deve deixar para amanhã o que se pode fazer hoje, mas quero sentir-me saudável primeiro, antes de o fazer. Já fico contente por ter 20 anos e estes desejos.

    Parabéns pela tua atitude! :)

    Beijinhos querida

    ResponderExcluir

Bora lá comentar!!! :)