A caminhada!!! strong>

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Estrias

Um dos comentários que me fizeram ontem (já agora agradeço a força que me foi dada por todas) tinha a ver com o facto de eu perder muito peso em pouco tempo e os efeitos que isso faziam no meu corpo. A flacidez é um facto (e eu já falei sobre isso) mas tenho feito muitos abdominais e muito exercício por isso noto que o corpo até está a acompanhar bem esta transição! A verdade é que eu mesmo antes de perder este peso não era uma gorda "rija". lol. Ou seja, já notava flacidez antes de perder peso! Mas o que me foi referido no comentário e me deixou a pensar foi em relação às estrias. Eu pessoalmente acho-as umas cabras!!! eheheh. Mas agora a sério... eu sempre fiz dietas, e esse engorda emagrece engorda e engorda fez com que eu ficasse com estrias em todo o corpo! TODO O CORPO!!! Tipo, ombros e tudo! Lindo, não é?!? Isso foi durante a adolescência porque as estrias quando se formam ficam vermelhas e depois ficam tipo brilhantes e eu já não vejo estrias vermelhas no meu corpo há vários anos! Infelizmente as brilhantes ficaram! Mas voltando atrás, não é o engorda emagrece que forma as estrias! É o engorda só! A questão é que quando se emagrece, a pele já "estalou" e nota-se mais porque temos menos peso e logo menos volume!
Pelo que andei a pesquisar e para confirmar o que eu já supunha, a estria forma-se quando a pele é excessivamente estirada, ultrapassando a sua capacidade de distensão. Segundo os especialistas, até mesmo a prevenção é difícil, devido aos vários fatores que podem provocar as estrias (crescimento na puberdade, aumento de peso, gravidez ou o uso crônico de medicamentos a base de corticosteróide).Acho que a única forma de prevenir é hidratando muitíssimo bem o corpinho!
Como já referi antes, as estrias avermelhadas são as mais recentes tendo essa coloração devido ao rompimento sanguíneo. Esta é a uníca fase em que o  tratamento pode ser eficaz, pois as células continuam vivas e com maior capacidade regenerativa.
Já as estrias brancas são consideradas as mais antigas, que são as que eu tenho. Têm essa cor, pois a melanina (substancia que dá coloração à pele) não é produzida onde as fibras se rompem. Também apresentam uma diminuição acentuada da espessura da pele, formando uma depressão, tipo uma cicatriz. Nesta fase os tratamentos só conseguem estreitá-las e nunca eliminá-las totalmente.
Para resumir, a perda de peso rápida não aumenta o numero de estrias, o que faz, é fazer com que as que já existem (as vacas) se notem muito mais e além disso a pele fica com um aspecto mais flácido (tipo enrugado)! O chato é mesmo que onde a pele tem muitas estrias é muito mais difícil de hidratar e tonificar mas eu por exemplo tenho muitas nos braços (este verão nem usei t.shirts de alças) no tal "músculo do adeus" e com os exercícios de pesos que tenho feito noto que estão a melhorar bastante! Elas ficam lá (obviamente) mas já começam a ficar menos flácidas e mais estreitas!

Conclusão: Ou juntamos dinheiro para cirurgias estéticas ou então é dar ao corpinho e suar para levar isto ao sítio!

3 comentários:

  1. Rosa Pink, olá descobri o teu blog e vou seguir-te.

    Eu também tenho estrias nas pernas (parte interna) barriga (gravidez gemelar não ajudou) poucas nos braços e enfim um pouco por todo o lado. E concordo contigo são memso umas cabras! E mesmo hidratando bem o corpo, pelo menos no meu caso, é difícil preveni-las.Beijinhos e coragem para a tarefa que tens pela frente ( eu também tenho)

    ResponderExcluir
  2. e quem disse que é fácil ser bonita??? Muitas de nós teremos que ir por colocar o corpinho a suar... Eu cá felizmente não me posso queixar 35kg a cima e 31kg abaixo e não noto qualquer estria, mas lá está eu uso cremes diários há anos... deve ser por isso que tenho a sorte de não ter as ditas estrias. Minto... tenho nos peitos, umas quantas nada de grave, mas confesso que é o sitio que por esquecimento talvez não hidrato diariamente...

    ResponderExcluir
  3. Gostei do post.
    A gente está sempre a aprender :)

    ResponderExcluir

Bora lá comentar!!! :)